Confiram a segunda parte do guianálise.
As minúcias fazem a diferença
Em twisted
Metal, embora o esquema de jogo seja bem simples, para se tornar um vencedor, é
preciso estar atento aos mínimos detalhes. Abaixo, listo os conhecimentos
essenciais para ser um aspirante à vitória.
Energy attacks
Gastam determinada quantidade da
barra de energia azul, no canto inferior esquerdo da tela, para serem
executados, usando o direcional em cruz (D-pad), e se dividem em escudos, rajadas
paralisantes e minas.
O escudo pode ser:
Vermelho - defende qualquer
ataque por alguns segundos, gastando uma quantia razoável de energia e sendo
executado com o botão direito do D-pad.
Azul – defende qualquer ataque
por alguns segundos, disparando um poderoso míssil stalker em quem lhe acerta
(mesmo que você não tenha nenhum) e “roubando” a arma com a qual você for
acertado e, se for atingido por uma rajada paralisante, recupera toda sua
energia, possibilitando usar novos energy attacks instantaneamente. É
necessária uma quantidade muito grande de energia para ser utilizado e é uma
das armas mais perigosas do jogo. Execute-o segurando triângulo e apertando
direita no D-pad.
A rajada paralisante pode ser
executada para frente, pressionando o direcional para cima do D-pad, ou para
trás, segurando triângulo e pressionando o direcional para cima no D-pad. Seu
efeito paralisa o adversário por alguns segundos e gasta quantidade razoável de
energia. O adversário fica livre mais rápido quanto mais leve for o carro e
quanto mais rápido pressionar qualquer botão, além disso, o primeiro ataque o
deixa livre novamente, portanto, o melhor a fazer é golpeá-lo com suas armas
mais poderosas ou com seus ram attacks quando paralisá-lo.
As minas gastam pouca energia e
tiram pouco dano, além de resultarem em suicídio quando sua saúde estiver muito
baixa. São utilizadas com o botão direito do D-pad e, sua versão mais poderosa,
segurando triângulo e apertando a esquerda no D-pad. Evite gastar energia à toa com elas, procure pelo momento mais apropriado para usá-las.
A energia gasta com estes ataques
se recupera automaticamente, e a velocidade da recuperação depende do veículo
escolhido, os mais leves recuperam-se mais rápido. No modo online os energy
attacks são liberados aos poucos.
Armas
Sniper
Pode destruir
qualquer adversário com um só tiro, mas, requer paciência e um pouco de sorte.
Não é uma arma muito prática, pois, precisa passar por três longos estágios
mirando no mesmo oponente até dar um headshot. Causa pouco dano no primeiro
estágio.
Napalm
O melhor a
fazer é apertar o R2 novamente quando o adversário estiver no centro da mira
que aparece no chão, caso tenha êxito, aparecerá o nome “Bullseye” na tela e a
arma causará danos excelentes entre 50 e 60 pontos, portanto, é importantíssimo
usá-la buscando sempre o Bullseye.
Remote
Causa 35 de
dano e o melhor a fazer é esperar a mira ficar vermelha para que a bomba atinja
diretamente o adversário. Sua detonação causa mais dano se o usuário espera a
bomba piscar em vermelho depois de lançada, quando causará 50 de dano. Caso não
esteja sendo atacado, vale a pena esperar, pois é bem rápido
Swarmer missle
Segure R2 até
encher a barra para disparar mais mísseis de uma só vez e fique de olho no
dispositivo que aparecerá no seu carro, pois, quando todas as luzes ficarem
vermelhas, a arma causará grandes danos. O melhor a fazer é começar a carregar
a arma quando vir que os oponentes estão próximos para já chegar com a arma
prestes a disparar e evitar tomar danos enquanto carrega. Use-o também em
inimigos paralisados sem precisar encher a barra.
Stalker missle
Um dos mísseis
mais poderosos, causando 45 de dano e, quanto mais você encher a barra
segurando R2, mais perseguidor ele se tornará, caso você dispare o míssil sem
encher a barra ele sairá praticamente reto, perdendo eficiência. O ideal é
carregá-lo também ao perceber a aproximação de um adversário.
Homming missle
O
míssil mais fraco e comum do jogo é perseguidor e causa 12 de dano. Bom para
causar danos de longe na hora da bagunça ou em perseguições. Sua velocidade de
disparo também é um ponto forte.
Fire missle
Semelhante
ao homming, porém, causa um pouco mais de dano: 16.
Shotgun
Não
gaste esta arma de maneira displicente, atirando de longe. Sua utilização deve
ser feita bem próxima dos adversários, causando danos de 20, 40 ou 60
dependendo da proximidade e precisão. Aparecerá a inscrição “point blank” e o
dano será de 60.
Ricochet
O
ideal é usá-la quando o oponente estiver paralisado tirando 40 de dano e
fazendo-o voar pelos ares, caso queira utilizá-la em movimento, geralmente será
melhor utilizá-la de outra maneira; segure o R2 até encher a barra, pois, deste
modo, você pode explodir a bomba a qualquer momento, no entanto seu dano máximo
cairá pela metade.
Ram attacks
Este tipo de
ataque consiste apenas em atropelar o adversário, sendo mais poderoso quanto
mais pesado for o “atropelador” e mais leve o “atropelado”. Atropelar enquanto
estiver usando o turbo também amplia os danos e se o jogador possuir no mínimo
51% da barra de turbo (a barra amarela no canto inferior direito da tela) será
possível executar um impulso rápido que ampliará ainda mais os danos do ram
attack. Este impulso é executado com o sensor de movimentos do dualshock 3
girando o controle rapidamente da posição horizontal para a vertical. Os ram
attacks são fundamentais no jogo, e devem ser usados constantemente, portanto,
domine todas as mecânicas relacionadas a ele, inclusive o impulso, que é um
pouco difícil de executar no começo.
Carros e Armas Especiais
Os
carros estão muito bem equilibrados indo dos mais velozes e menos resistentes,
que recuperam os energy attacks mais
rapidamente, até os mais pesados e mais resistentes, que possuem RAM attascks mais
poderosos. Confira as máquinas uma a uma, com algumas dicas para aproveitá-las
melhor.
Crimsom Fury
O
carro mais veloz e menos resistente. Parece-me mais apropriado para o modo Nukes,
onde é talvez a maior estrela, sendo o único que me parece realmente desfavorecido
para deathmatches. Seu energy attack recupera rápido e seus especiais não
possuem muito segredo, sendo um lança chamas, que causa muito dano, mas, é
multo vulnerável ao escudo azul por ter um disparo contínuo que exige também
uma perseguição implacável ao adversário e o alternativo, uma onda de energia
pelo chão que causa 20 de dano a vários adversários simultaneamente. Seu RAM
attack é quase inútil e Fury é uma das vítimas favoritas dos rammings
adversários. Nunca vi ninguém ganhar deathmatches online com ele.
Kamikaze
Menos veloz,
porém, um pouco mais resistente que Crimsom Fury. Seus especiais assemelham-se
ao Fury, com a diferença que a onda de energia é paralisante, o que pode ser
uma boa em teamdeathmatches. Seu ramming apesar de baixo, pode ser útil, mas,
também é vítima bastante visada pelos rammings adversários. Sua agilidade, se
bem usada, é um tormento para os adversários. É bom para fases grandes ou que
exijam agilidade como Watkins Harbor por exemplo. Embora não sofra tanto quanto
Fury, não costuma figurar tanto no pódio dos deathmatches.
Roadkill
Possui
velocidade e resistência semelhantes ao Kamikaze, porém, seus especiais são
semelhantes ao Death Warrant, consistindo em metralhadoras e mísseis ao mesmo
tempo, contudo, suas variações são mais poderosas e difíceis de utilizar.
Convém praticar um pouco com ele para entender como funcionam seus especiais.
No site do jogo há vários vídeos, em inglês, que explicam muitas das coisas que
eu falo aqui, inclusive os especiais deste carro. Ë um carro já um pouco mais
apto à vitória para aqueles que lhe dedicarem tempo.
Death Warrant
Este
carro está na linha de transição entre os veículos leves e médios. É menos veloz e mais resistente que
Roadkill. Seus especiais são menos versáteis, porém, mal um terá acabado e você
já possuirá outro, devido o tempo de disparo ser suficiente para praticamente
recuperar outro. Opção razoavelmente equilibrada, tendendo mais para os leves e
carecendo um pouco de poder ofensivo, pois, seus especiais, apesar de poderosos,
são metralhadoras de dano contínuo, o que te deixa exposto a escudos azuis e
acabam não causando danos grandes de maneira mais imediata. Evite usá-lo em
fases muito apertadas.
Outlaw
Sua velocidade
e resistência se assemelham ao Warrant, porém, seu RAM attack é mais poderoso.
Seu especial também é uma metralhadora e se o usuário ficar apertando R2, ele
pode disparar vários mísseis de dois tipos diferentes enquanto metralha os
adversários, dependendo se o especial é o normal ou o alternativo. O grande
defeito deste especial é que ele insiste em querer mirar em um oponente com
saúde cheia ao invés daquele que está bem em sua frente prestes a morrer,
atrapalhando bastante. Embora aparente ser um veículo médio, sua resistência e
velocidade estão mais para uma faixa de transição entre leves e médios.
Roadboat
A
partir deste, entramos na faixa dos carros com peso, velocidade e RAM attacks
medianos. O primeiro especial é rápido, perseguidor, ricocheteia pelas paredes,
pode se dividir em 3 caso não persiga ninguém, e tira 30 de dano, sendo
excelente opção para adversários prestes a morrer. O especial alternado é um
imã, um pouco difícil de utilizar, porém, ao capturar um carro adversário, as
opções são variadas, causando danos diversos: É possível dar um RAM attack
imprensando o oponente na parede ou em outro carro, é possível lançá-lo em
penhascos ou em outro adversário, causando dano aos dois, usá-lo como escudo, ou
mesmo descarregar a Mega guns nele enquanto o segura. Estas opções podem causar
danos catastróficos ou o adversário pode se libertar antes de receber qualquer
dano. O ideal é usar o primeiro especial com mais frequência e deixar o segundo
especial para situações mais pontuais.
Shadow
O primeiro
especial é um largo caixão que fica ricocheteando e pode ser detonado a
qualquer momento. Causa apenas 20 de dano, mas, quanto mais tempo ele
ricochetear, mais os danos aumentam. O especial alternativo é a grande estrela
deste carro. O caixão é atirado como se fosse um morteiro e sua explosão pode
causar danos variados conforme a proximidade do oponente na hora da explosão ou
se houver um choque direto. O caixão causa mais dano se permanecer mais tempo
na arena podendo chegar a incríveis 140(!) de dano. Estas qualidades fazem de
Shadow um excelente veículo para as fases apertadas, no entanto, o usuário deve
tomar cuidado ao utilizar os especiais para não levar danos também.
Meat Weagon
O
primeiro especial é rápido e eficiente, sendo uma maca(!) perseguidora que
causa 40 de dano faz o inimigo voar pelos ares (o que atrapalha um pouco para
ele), porém, não acerta inimigos no ar. O alternativo é semelhante, sendo que o
usuário é quem controla a maca, manualmente, e o dano aumenta para excelentíssimos
90. Carro bom para todas as horas, devido ser muito equilibrado.
Vermim
Mais
um carro bem equlibrado. Vermim possui como arma especial um míssil que tira
trinta de dano e é muito rápido. Seu especial alternativo é o mesmo míssil,
porém, o jogador é quem controla, devendo colocá-lo em direção a um rival para
que a mira fique vermelha, aí é só apertar R2 de novo para o míssil persegui-lo
rapidamente tirando 50 de dano.
Junkyard Dog
Destaca-se
não tanto por seus especiais, mas, por combinar um RAM attack pesado com uma
facilidade de guiar mais próxima de carros médios. É uma excelente opção para
deathmatches, sendo um dos mais escolhidos.
Sweet Tooth
O
primeiro especial é um míssil perseguidor que tira 40 de dano e atravessa
paredes. Assim que der respawn, pode ser bom olhar em volta para procurar
adversários à beira da morte e acertá-lo de longe. Seu especial alternativo é
um dos mais versáteis e bacanas do jogo além de exigirem prática. O furgão se
transforma em um robô podendo correr e voar. Correndo é possível dar impulso
com o turbo para dar poderosos RAM attacks, voando, o veículo consumirá o turbo
aos poucos podendo “cair” com força no chão e disparando uma onda de energia
pelo chão que exige 51% de turbo para ser utilizada. O robô só volta a virar o
clássico furgão após arremessar uma “cabeça” que tira 20 de dano. Este especial
necessita de um bom julgamento para não ser usado de maneira leviana. Além
disso, o furgão é duro de guiar e possui alta resistência e ramming. O especial
alternativo, quando bem utilizado, acaba compensando a deficiência de agilidade
em determinadas fases.
Darkside
O
carro com o melhor RAM attack e resistência. É bem ruim de manobrar e seus
especiais são um impulso (para dar RAM attack), uma metralhadora para a qual
deve-se manter o R2 pressionado e apertar o R3 para mudar o alvo e por fim, algumas
minas. O ideal é utilizar a metralhadora mais constantemente e utilizar o
especial que dá um impulso apenas em situações pontuais. Vale a pena paralisar
o oponente para dar RAM attacks também, pois o dano é bem alto. Fases apertadas
podem parecer uma roubada para ele, devido a dificuldade de manobrar, mas, na
verdade, possibilitará muitos bons momentos para RAM attacks. Pular para
escapar de seus rammings também não adiantará, devido a sua altura.
Reaper
Um
grande vencedor de deathmatches, por pontos, devido causar muitos danos. Seu
primeiro especial é uma serra, não perseguidora, que fica em chamas quando o
usuário empina a moto e causa monstruosos 150 de dano, o ataque mais poderoso
do jogo. Sua utilização mais eficiente se dá paralisando o adversário, parando
a moto com a ajuda do freio (bola) se necessário, mirando manualmente e
atirando. Para adversários mais leves como Crimsom Fury, Kamikaze, Talon,
Roadkill e o próprio Reaper, este ataque é one hit Kill, ou seja; acertou,
matou. Este veículo recupera energiy attacks muito rápido, o que favorece esta
estratégia. O especial alternativo é uma
bazuca que deve ser pouco utilizada por deixar reaper parado por um tempo. O
defeito óbvio deste veículo é não permitir RAM attacks e ter baixíssima
resistência. Assim que os adversários te avistarem, vão te perseguir como se
você fosse água no deserto para te atropelar e em muitos casos é one hit Kill
para você. Acostumar com este veículo exige tempo, mas, é compensador para quem
tiver paciência para morrer de todas as maneiras possíveis várias vezes.
Talon
Um
helicóptero que faz sua estreia no jogo. Seu primeiro especial é uma
metralhadora que é eficiente no multiplayer offline mas, pode ser roubada no
online, devido limitar seus movimentos e te deixar exposto. O alternativo é um
imão semelhante ao do Roadboat que peca também por limitar os movimentos,
deixar exposto, e ser mais difícil de utilizar. A melhor estratégia com este
veículo é memorizar os pontos dos mapas onde existe mísseis do tipo Power e
Stalker e pipocar os adversários de pertinho usando os escudos (ele recupera
energy attacks bem rápido). Esta tática é tão apelona que por vezes este
veículo é proibido nas salas, pois desequilibra muito nas mãos de bons
jogadores.
Warthog
Está
mais bizarro do que nunca, visualmente falando. É razoável de dirigir e bem
resistente, mas, é muito lento. Seu especial faz o tanque empinar o que permite
causar dano ao passar por cima do adversário. O dano começa em 50 e aumenta em
10 cada vez que você atropela de novo. O outro especial é uma raja rasteira
mais útil quando tiver um “bolo” de jogadores em sua frente ou prédios entre
você e sua vítima. Este veículo é mais indicado para fases apertadas devido sua
baixa velocidade e seu poder de ramming e especiais. Diablo Pass também pode
ser uma boa fase para ele, principalmente pelo trecho da ponte.
Axel
Veículo
clássico e bizarro. É rápido e possui uma habilidade exclusiva: um salto
gigantesco, bem mais alto que dos outros veículos, o que possibilita cruzar as
fases rápida e facilmente. Seu especial é semelhante ao do warthog, permitindo
passar por cima dos adversários e causando danos do mesmo modo. O alternativo é
a clássica onda de energia pelo chão que causa danos baixos mas, permite
acertar vários oponentes de uma vez. Este veículo é interessante para vários
tipos de fase, pois, seu especial compensa sua deficiência para receber e efetuar RAM attacks.
O bizarro Axel está de volta. |
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